Conteúdo Menu
20 de Dezembro de 2022

Lançados os trajes oficiais das soberanas da 15ª Feprocol

Aconteceu no final deste domingo, dia 11, o lançamento dos trajes oficiais das soberanas da 15ª Festa de Produtos Coloniais de Nova Pádua. Sob o slogam “Uma festa com ritmo de alegria” a festa máxima de Nova Pádua.

Aconteceu no final deste domingo, dia 11, o lançamento dos trajes oficiais das soberanas da 15ª Festa de Produtos Coloniais de Nova Pádua. Sob o slogam “Uma festa com ritmo de alegria” a festa máxima de Nova Pádua, que acontece de 16 a 26 de fevereiro de 2023, representará os setores produtivos do Município e suas potencialidades agrícolas e industriais.
A 15ª edição da festa pretende resgatar o motivo principal pelo qual a Feprocol teve seu início. A mesma surgiu no ano de 1983, com o intuito de festejar o aniversário de 70 anos da Banda Santa Cecília, que, em 2023, estará completando 110 anos de atividades ininterruptas.
O presidente da festa, Inácio Sonda, destacou a importância de valorizar o que o Nova Pádua tem de melhor, como os costumes, a cultura, as belezas naturais, a hospitalidade dos paduenses e o trabalho dos agricultores. “Convidem a família, amigos e conhecidos e venham visitar e vivenciar a Festa de Produtos Coloniais”, destacou Sonda.
O prefeito Danrlei Pilatti elogiou a coroação das embaixatrizes, depois a escolha das Mamma Mias, a escolha da corte de soberanas e agora a apresentação oficial dos trajes. “Tenho certeza que faremos uma grande festa, com a ajuda e envolvimento de todos os setores da comunidade. Hoje, neste espaço magnífico, com uma vista deslumbrante, estamos apresentando e admirando esses trajes que ficaram impecáveis”, frizou Pilatti
Os trajes foram desenhados pela estilista Taisy Scremin, o bordado em linha de Vilma Perin Silvestre, bordados em pedraria, Josiane Chiarani, e, costureira, Diva Chiesa Araldi.
Segundo a estilista Taisy Scremin, os trajes das princesas têm o mesmo modelo e cores. “O vestido de crepe pascally possui mangas leves e delicadas, com gola de renda off e sobresaia que remete ao tradicional avental, bordado com arabesco dourados e adornado com os principais frutos produzidos pelos agricultores, com destaque para o medalhão central com a uva em pedrarias, matéria-prima de onde são produzidos os deliciosos vinhos e espumantes paduenses”, ressaltou a Taisy.
Já o vestido da rainha Érika representa o amor por Nova Pádua, a fé e o trabalho. “Ele possui gola xale de renda italiana, e sobresaia com fenda, revelando o mesmo tecido usado pelas princesas, renda off com desenhos sutis e contornados em fio dourado. O vestido chama a atenção pelos medalhões em rechilie que contornam o vestido, formando lindos sinos, fazendo menção aos centenários sinos do campanário da nossa igreja, que serviram por muitos anos como meio de comunicação nesta pequena cidade”, relata a estilista.
Por fim, os vestidos possuem um bordado central combinando miçangas, vidrilhos e cristais de uma Clave de Sol, símbolo que inicia as partituras e serve para orientar instrumentos de sopro. “Os trajes possuem cintos bordados com arabescos e pequenas notas musicais, que se espalham por todos os vestidos e são uma homenagem a Banda Santa Cecília, a qual Nova Pádua tem muito orgulho e admiração, finalizando com barrados bordados com pequenas partituras, que entoam cantos de uma festa com ritmo de alegria”, finaliza Taisy.
Participaram do evento o prefeito Danrlei Pilatti, o vice-prefeito e presidente da 15ª Feprocol, Inácio Sonda, vereadores, secretários municipais, Mamma Mias da 15ª edição da festa, vice-presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Diana Rossi, representantes das empresas e entidades parceiras na realização da 15ª Feprocol, gerente da Agencia Sicredi de Nova Pádua, Cristian Menegat e demais familiares e convidados.

Texto: Maicon Pan