Ir para conteúdo principal
Conteúdo Menu
Conteúdo Principal

15ª Edição - Ano de 2023 “Uma festa com ritmo de alegria”

A 15ª Feprocol está ocorrendo entre os dias 16 a 26 de fevereiro. Destaque para a Vila Colonial e os desfiles de carros alegóricos, os quais retratam fatos da história de Nova Pádua, iniciando desde a partida de nossos antepassados no Porto de Gênova/Itália, chegando até os dias atuais, mostrando nossa farta produção agrícola. O desfile aborda o tema central que é o aniversário de 110 anos da Banda Santa Cecília, como um resgate do motivo pelo qual a Feprocol foi criada, o de comemorar os 70 anos da Banda mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul, em atividade ininterrupta. O desfile traz como inovação entidades como, Instituto Flávio Luis Ferrarini, Amigos de Sangue e Empreendimentos do Turismo de Nova Pádua desfilando em corso alegórico. Outra inovação desta edição é o 1º Encontro de Ex-Soberanas da Feprocol, o 1º Encontro de Sobernas, 1º Filó das Mamma Mias, 1º Encontro de Carros Antigos, 1º Café Colonial das Soberanas e 1º Night Glow (Show de Balonismo) são atrações da programação da 15ª Festa de Produtos Coloniais.

As soberanas foram escolhidas no dia 17 de setembro de 2022, sendo eleitas:  
Rainha: Érica Scariot Bernardi
Princesa: Aline Marin
Princesa: Milena Chiarani

Pela primeira vez, a comissão organizadora foi nominada por setores, assim constituídos:
Presidente: Inácio Sonda
Vice-presidente: Maico Morandi
Coordenação Geral: Josenice Panizzon Bernardi e Taisy Scremin
Comissão Social: Clóvis Boscato, Rui Vanzin, Wilson Sonda e Giovani Fabian
Área Agropecuária: Valdesir Marin e Renata Zampieri
Área do Turismo: Igor Pan e João Pedro Sonda
Área Cultural: Nair Panizzon Baroni e Josenice Panizzon Bernardi
Área do Lazer e Entretenimento: Samoel Pauletti
Tesoureiro: Pedro Fernando Quintanilha
Fiscais: Alvírio Tonet e Léo Sonda

 

14ª Edição -  Ano de2019 “Belezas naturais, gastronomia, alegria e muito mais”

Seguindo o grande sucesso da edição anterior, a 14ª Feprocol superou as expectativas de público, estimado em torno de 40 mil pessoas, dentre os dias 15 a 24 de fevereiro. Destaque para a Vila Colonial, desfile de carros alegóricos com grande participação da comunidade e variedade de shows, dentre eles o show nacional de Thaeme e Thiago, que levantou o público mesmo com chuva.

Dentre as 10 candidatas participantes, foram eleitas:
Rainha: Julia Menegat, representante do Travessão Divisa
Princesa: Andrezza Pirolli Tonello, representante da Paróquia Santo Antônio
Princesa: Renata Zampieri, representante do Travessão Acioli

Comissão organizadora:
Presidente: Gelson Sonda
Vice-Presidente: Clóvis Boscato
Comissão Executiva: Darci Lusa, Mônica Corso Pan e Samoel Smiderle

 

13ª Edição -  Ano de 2015 “Festa, sabor e alegria”

Com uma total reformulação sofrida na edição de 2011, a 13ª edição da Feprocol aprimorou estruturas testadas e aprovadas pelos visitantes na edição anterior. Na parte física incluíram-se três novas estruturas, o novo Salão paroquial, a Tenda Cultural e o Palco Principal com estrutura para receber shows nacionais e nova localização. Muitos shows se dividiram entre os dois palcos, inclusive a dupla sertaneja Hugo e Tiago.

Na festa que ocorreu de 12 a 22 de fevereiro, também mereceu destaque a grande divulgação do evento e o belo Desfile de Carros Alegóricos com a participação de toda comunidade. Em torno de 30 mil visitantes passaram por todas as estruturas e programações e fizeram parte do recorde de público que superou todas as edições anteriores.

Um trabalho planejado que iniciou na edição anterior e consolidado na 13ª edição, fez com que o evento configurasse entre as festas realizadas na Serra Gaúcha e no estado do Rio Grande do Sul.

O concurso para eleger as soberanas da festa contou com a participação de 11 candidatas. Nesta, as candidatas ganharam peças de roupas para a padronização visual e tiveram uma grande preparação. A festa de escolha das soberanas também foi totalmente reformulada, ganhando uma estrutura de telão de 10 metros de largura por 3,5 metros de altura e grandes estruturas de som e luz. Mais de mil pessoas participaram da festa.

As eleitas foram:
Rainha: Tamara Rancan, representante do Travesão Barra
Princesa: Aline Araldi Pan, representante da Paróquia Santo Antônio
Princesa: Marian Galiotto, representante da Associação Vêneta de Nova Pádua

Comissão organizadora:
Presidente: Ronaldo Boniatti
Vice-presidente: Clóvis Boscato
Comissão comunitária: Leonildo Sperotto, Rafael Martelo e Rui Vanzin
Corrdenação: Marcos Menegat, Mauri Bedin, Mônica Corso Pan e Valdesir Marin

 

12ª Edição -  Ano de 2011 “Uma festa com muito sabor”

O sucesso da 12ª edição da Feprocol deu-se a inauguração de atrações como a Vila Colonial, dos shows, dos investimentos na infraestrutura do evento e da grande divulgação realizada. A festa ocorreu de 11 a 20 de fevereiro de 2011, durante os finais de semana. A exposição de venda de produtos coloniais e farta gastronomia típica do município, configuram-se como principais pontos positivos da festa.

Merecem destaque, também, os corsos alegóricos que mostraram muita originalidade e empenho das comunidades que participaram.

A distribuição do espaço físico da Feprocol sofreu novas modificações, desta vez o pavilhão de eventos foi o centro da cidade. Foi criado o festival de  gastronomia colonial, a praça de alimentação e a feira regional de artesanato, a Vila Colonial para compra de protudos, novas áreas de exposição agroindustrial, o Espaço Gaúcho e a pipa para degustação de uvas.

O nome do evento foi alterado de Feira de Produtos Coloniais para Festa de Produtos Coloniais, a fim de dar conotação mais abrangente e alegre.

O concurso contou com 12 candidatas, sendo eleitas:
Rainha: Camila Marin, representante do Travessão Barra.
Princesa: Cristiane Stuani Gelain, representando o Travessão Bonito
Princesa: Daiane Rossi, representando o Travessão Mutzel e Rossi Indústria e Comércio de Bebidas Ltda.

Comissão organizadora:
Presidente: Ronaldo Boniatti
Comissão Comunitária: Leonildo Sperotto, Rafael Martelo, Rui Vanzin, Vilson Piquet e Vivia Fabian Copelli.

 

11ª Edição -  Ano de 2006: “Venha ver e festejar”

Nova Pádua abre suas portas para acolher os visitantes em sua maior festa, a Feprocol 2006, em sua 11ª edição. Com este espirito o folder de divulgação inaugurava a festa. O evento foi realizado de 24 de fevereiro a 05 de março e movimentou o turismo do município, atraindo centenas de turistas do Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros.

Além disso, a festividade contou com uma massiva participação da comunidade, desde a participação na exposição de produtos coloniais, até na presença nas atividades desenvolvidas. Dentre as atrações desta festa podemos citar: exposição e venda de produtos coloniais e industrializados, exposição agropecuária, desfile de carros alegóricos, festival do vinho doce, almoços típicos italianos, shows municipais e de motocross, gincana cultural, mateada, torneio de laço e gineteada.

A maior inovação nesta edição foi a ocupação dos espaços diversificados e distribuídos pela cidade que contemplavam a exposição agropecuária, uva, vinho e demais produtos coloniais. Dando destaque também, à exposição de animais e de equipamentos agrícolas. Outra novidade foi a show artístico e de motocross com Jorge Negretti.

O concurso contou com 13 candidatas, ficando eleitas:
Rainha: Lisiane Smiderle, representando o Travessão Cerro Largo
Princesa: Cassiana Bisinella, representando o Travessão Bonito
Princesa: Dione Boniatti, represetando a Banda Santa Cecília

Comissão organizadora:
Presidente: Gelson Sonda
Comissão Comunitária: Ronaldo Boniatti, Guido Baggio, Rafael Martelo, Valdesir Marin e Leonildo Sperotto.

 

10ª Edição -  Ano de 2003: “O resgate histórico do Pequeno Paraíso Italiano”

O foco da 10ª Feira de Produtos Coloniais de Nova Pádua se concentrou no resgate histórico e no trabalho dos agricultores, bem como no crescimento econômico e tecnológico do município traduzidos, de forma especial, nos desfiles de carros alegóricos. Superando as expectativas de público, a festa ocorreu em dois finais de semana, de 14 a 16 e 21 a 23 de fevereiro.

A novidade da Feira deu-se na disposição dos produtos coloniais expostos agora pelas laterais das estantes. Caracterizou-se, ainda, pela diversidade e quantidade de produtos expostos, pela 1ª Exposição de Vinhos, a organização da 2ª Gincana da Feprocol e da realização de desfiles alegóricos noturnos. Outra grande atração foi o show da banda Reação em Cadeia.

O concurso para eleger as soberanas contou com 10 candidatas, sendo escolhidas:
Rainha: Ana Paula Panizzon, representando o Travessão Bonito
Princesa: Franciele Gonçalves Pan, representando a Apromontes
Princesa: Rosmari Miozzo, representando a Banda Santa Cecília

As Mamma Mias da edição foram:
1ª Mamma Mia: Maria Franceschini Zanata
2ª Mamma Mia: Tema Maria Vailatti Pan
3ª Mamma Mia: Ulda Boniatti Menegat

Comissão organizadora:
Presidente: Itamar Bernardi
Comissão Comunitária: Éloi Marin, Carmeline Zorzi Munaro, Sonia Montanari e Mauri Jorge Bedin

 

9ª Edição -  Ano de 2000: “Uma festa para ficar na história”

A 9ª edição da Feprocol aconteceu com a finalidade de apresentar as potencialidades agrícolas e industriais do município. Neste mesmo evento, foram comemorados os 100 anos de construção da Igreja Matriz, cuja inauguração ocorreu em 13 de junho de 1900; Além da comemoração dos 60 anos de campanário, inaugurado em 1940, dados esses encontrados junto ao Livro Tombo da Paróquia Santo Antônio.

Dentre as festividades da 9ª Feprocol ocorrei a exposição de produtos coloniais e industrializados, gado leiteiro, corso alegórico em ênfase na valorização das atividades econômicas do município e gastronomia típica italiana.

O destaque desta festa foi a realização da 1ª Gincana da Feprocol que envolvia todos os jovens de Nova Pádua, divididos em equipes realizavam atividades e provas relacionadas a cultura, ao trabalho e a vida comunitária local, propostas pela comissão organizadora. Outra novidade foi uma homenagem a todos os religiosos existentes no estado ou no país descendentes de moradores do município. Este tributo ocorreu pelo grande apresso que os paduenses tem pela religiosidade. Nosso povo é grato pelo progresso, alcançado através do trabalho e da fé.

O concurso de escolha das soberanas contou com 12 candidatas, sendo eleitas:
Rainha: Catiane Sotoriva, representando o Travessão Accioli
Princesa: Graziela Boscatto, representando o Grupo de Jovens Nova Pádua
Princesa: Leda Iara Baggio, representando a Banda Santa Cecília

O evento que ocorreu de 11 a 13 e de 18 a 20 de fevereiro, contou com as Mamma Mias:
1ª Mamma Mia: Palmira Vezzaro
2ª Mamma Mia: Ida Molon Vezzaro
3ª Mamma Mia: Vilma Loro Borella
Mamma Mia Simpatia: Aurélia Pradella Rancan

Comissão organizadora:
Presidente: Lino João Pan
Vice-Presidente: Áureo Luiz Araldi
Secretário: Inácio Sonda
Tesoureiro: Décio Stanguerlin

 

8ª Edição -  Ano de 1998: “Venha realizar a sua Feprocol”

Diferente das edições anteriores a 8ª Feira de Produtos Coloniais contou com a presença do governado Antônio Britto e pela primeira vez a festa aconteceu em dois finais de semana, nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de fevereiro. Segundo estimativas a festa atraiu cerca de 25 mil pessoas que se encantavam com a beleza e diversidade dos produtos expostos.

Neste ano, aconteceu um baile para apresentação das 11 candidatas ao título de rainhas e princesas, e em 06 de dezembro ficou conhecida a corte:
Rainha: Patricia Salvador, representando o Travessão Mutzel
Princesa: Andrelise Tonet, representando o Travessão Leonel
Princesa: Kátia Angélica Salvador, representando o CTG Laço Italiano

Os trajes das soberanas foram adaptados aos padrões da época, fazendo um releitura de um tempo em que as mulheres imigrantes desfilavam charme e elegância nas festas italianas.

Na abertura da festa, ocorreu a 3ª edição do concurso Mamma Mia, sendo eleitas:
1ª Mamma Mia: Catarina Vezzaro Relosi
2ª Mamma Mia: Maria Brolo Rancan
3ª Mamma Mia: Maria Menegat Smiderle

Comissão organizadora:
Presidente: Nestor Peccati
Vice-Presidente: Fernando Munaro
Secretária: Silvia Regina Salvador
Tesoureira: Nilva Bedin

 

7ª Edição -  Ano de 1994: A festa de Nova Pádua

A 7ª edição da festa que aconteceu no dias 4, 5 e 6 de março foi a primeira realizada após a emancipação. A beleza do desfile resgatou a autenticidade e originalidade dos nossos imigrantes italianos e integrou toda a região com a representação dos municípios vizinhos, segundo a presidente.

A escolha das soberanas contou com 13 candidatas, sendo eleitas:
Rainha: Andreia Pegoraro, representante do Travessão Bonito
Princesa: Anderlise Andreola, representante do Esporte Clube Paduense
Princesa: Milena Munaro, representante do CTG Laço Italiano de Nova Pádua

A segunda edição do Mamma Mia também foi um sucesso, tendo concorrido 10 candidatas que representavam os clubes de mães e comunidades, sendo escolhidas:
1ª Mamma Mia: Catarina Alessi
2ª Mamma Mia: Zenaide Marin Menegat
3ª Mamma Mia: Imelda Marin Sonda

Comissão organizadora:
Presidente: Neide Sonda
Vice-Presidente: Antônio Galiotto
Secretários: Fernando Munaro e Natalino Bedin
Tesoureiro: Nivaldo Marin

 

6ª Edição -  Ano de 1991: Uma Feprocol com espírito decisivo

Este ano foi turbulento da histporia de Nova Pádua, uma vez que seu moradores puderam votar pelo “Sim” a emancipação política do então primeiro Distrito de Flores da Cunha. Anterior a esses acontecimentos, nos dias 1, 2 e 3 de março ocorreu a 6ª Feprocol que atraiu um público estimado de 10 mil pessoas.

Conforme o presidente da festa, Nilvado Marin, a edição contou com poucos recursos financeiros, sendo que o material da decoração foi custeado pela comissão.

Como ponto positivo pode-se destacar o expressivo número de candidatas que participaram do concurso que elegeu as soberanas da festa. Oito candidatas concorreram ao título.
Rainha: Andréia Toscan, representando o Travesão Paredes e Santo Isidoro
Princesa: Rosmari Tonet, representando o Travessão Leonel
Princesa: Maristela Sonda, representando o Esporte Clube Estrela do Travessão Mutzel
Miss Simpatia: Fabiana Tonello, representando o Travessão Divisa

Foi a primeira vez que aconteceu a escolha das Mammas Mias, com a finalidade de exaltar a mulher batalhadora de sol a sol que trabalhava na colônia e cuidava dos afazeres da casa e dos filhos.
1ª Mamma Mia: Cláudia Menegat Pan
2ª Mamma Mia: Aurélia Dalla Valle
3ª Mamma Mia: Genuina Marin Sonda

Comissão organizadora:
Presidente: Nivaldo Marin
Vice-Presidente: Áureo Luiz Araldi
Secretário: Neide Sonda
Tesoureiro: Natalino Bedin

 

5ª Edição -  Ano de 1988: A primeira corte é formada

A festa aconteceu nos dias 26 a 28 de fevereiro de 1988, tendo sido desenvolvidas diversas atividades recreativas e culturais. O folder de divulgação dessa edição ressalta que a Feprocol traz toda a gama de produtos cultivados num solo que se caracteriza por ser belo e fértil e que nesta terra próspera está o honroso trabalho do colono, que não se cansa de plantar a semente e replantar a esperança. Houve a realização de um encontro dos antigos moradores, proporcionando uma integração entre as diversas gerações. Foram entregues diplomas de cidadãos destaque para ex-prefeitos, Bispos, professores e outros.

A edição de 1988 teve como auge a escolha das primeiras representantes, sendo que na primeira vez na história da Feprocol ocorreu o concurso de escolha das soberanas, com o intuito de divulgar a beleza, o encanto e a cultura de Nova Pádua e da mulher paduense.

Quatro belas jovens representavam entidades locais e o quarteto ficou formado:
Rainha: Raquel Cecília Paviani, representante do Esporte Clube Paduense
Princesa: Rosemeri Reginato, representando o CTG Laço Italiano de Nova PáduaPrincesa: Silvia Borella, representando o Travessão Curuzu
Princesa: Nair Panizzon, representando a Banda Santa Cecília

Comissão organizadora:
Presidente: Odir Boniatti
Vice-Presidente: Nivaldo Marin
Secretário: Remígio Bordin
Tesoureiro: Nelson Massoni

 

4ª Edição -  Ano de 1986: Diversidade e criação

O marco da festa neste ano foi a instalação da Sub-Prefeitura, oficializada pelo prefeito florense Ângelo Araldi para que assim a população paduense pudesse reivindicar suas necessidades. Pela primeira vez foi realizada uma rústica com o trajeto Nova Pàdua/Travessão Mutzel/Nova Pádua, incentivando assim o esporte. Novamente foi realizada a corrida do “elefantin”, além de carrinhos de lomba.

Comissão organizadora:
Presidente: César Matiello
Vice-Presidente: Ivo João Sonda
Secretário: Renato Boscato
Tesoureiro: Remígio Bordin

 

3ª Edição - Ano de 1985: A confirmação

O sucesso estava confirmado! A 3ª edição ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de março de 1985. Segundo Gilberto Gelain, presidente da edição, neste ano foi criado o nome FEPROCOL, tendo sido organizado um mini rodeio no antigo campo do Paduense, com a coordenação de Remi Boniatti e Ivo João Sonda, sendo essa uma pequena semente que ajudou a mais tarde criar o CTG Laço Italiano.

Na mesma edição aconteceu a corrida do “elefantin” (carreto agrícola) realizada após a missa e que reuniu tanta gente preencheu a avenida em toda a sua extensão.

Comissão comunitária organizadora da 2ª edição da Feira de Produtos Coloniais:
Presidente: Gilberto Gelain
Vice-Presidente: César Matiello
Secretário: Egidio Vezzaro
Tesoureiro: Pio Bisinella

 

2ª Edição -  Ano de 1984: A continuação

Sob o slogam: “Venha divertir-se conosco”, a Feira de Produtos Coloniais e exposição de novilhas de gado leiteiro, teve sua segunda edição realizada, pelos méritos dos resultados positivos na primeira edição. A festa que ocorreu de 08 a 11 de março, dava continuidade a 3ª Exposição de terneiros e novilhas de gado leiteiro e a 4ª mostra da indústria rural caseira. O estante com a exposição de produtos era distribuído pelas casas comerciais do então primeiro distrito de Flores da Cunha: Mercado Tonet, Sonda Materiais de Construção e outros, agregando ainda o espaço do Salão Paroquial.

Na mesma ocasião, houve a inauguração oficial da estrada e obras realizadas no Praial do Rio das Antas que na época servia como local de lazer a população. Estavam incluídas na programação provas de canoagem com participantes do interior do município e de caiaque com a participação da Associação de Vela e Náutica de Caxias do Sul. Ocorreu também o concurso “La mostarola per folar al vin” (esmagar uva com os pés).

O êxito da 1ª Feira de Produtos Coloniais direcionou um olhar mais profundo para Nova Pádua, o que reverteu em maiores verbas e em mais obras para a comunidade.

Comissão organizadora:
Presidente: Nestor Carlos Boniatti
Vice-Presidente: César Matiello
Secretário: Remígio Bordin
Tesoureiro: Iolanda Scur

 

1ª Edição -  Ano de 1983: O início

A comunidade, com o anseio de festejar o aniversário da Banda Santa Cecília, queria mostrar em sua primeira edição o que Nova Pádua tinha a oferecer, assim, participaram da montagem das pequenas bancas, onde eram expostos os produtos cultivados pelos agricultores.

Na ocasião, também ocorria a 2ª Exposição de terneiros e novilhas de gado leiteiro e a 3ª Mostra da indústria rural caseira. A maior atividade deste evento foi a inauguração do Praial, junto ao Rio das Antas. Ocorreu nesta edição a 1ª Gincana Colonial, como forma de lazer e entretenimento aos visitantes e aos próprios moradores.

A cobertura oficial do evento ficou por conta da imprensa escrita e falada: rádio Independência – atual Rádio Mãe de Deus – e o Jornal O Florense.

Comissão organizadora:
Presidente: Nestor Carlos Boniatti
Vice-Presidente: César Matiello
Secretário: João Paviani
Tesoureiro: Ivo João Sonda

Conteúdo Rodapé