Ir para conteúdo principal
Conteúdo Menu
Conteúdo Principal

ALTOS MONTES
https://www.vinhosdosaltosmontes.com.br/

Localizada na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul (BR), nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é formada atualmente por 12 vinícolas que estão associadas à Apromontes (Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes).

A Associação partiu de um grupo de empresários de Flores da Cunha e Nova Pádua. A primeira ideia era criar uma associação que congregasse as empresas vinícolas da região e, ao mesmo tempo, que trabalhasse no desenvolvimento e incentivo da pesquisa vitivinícola, visando a qualificação do vinho e seus derivados.

A partir disso, em 23 de janeiro de 2002, constituiu-se oficialmente a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes).

Uma sociedade civil e sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver e incentivar a pesquisa vitivinícola, bem como a qualificação dos vinhos e de seus derivados, além de desenvolver ações que promovam a organização de área geográfica determinada para a produção de vinhos finos, visando sua certificação de origem, divulgação, comercialização e estimulação do potencial enoturístico da região, através do roteiro da Região dos Altos Montes.

A região de Flores da Cunha e Nova Pádua caracteriza-se por apresentar altitudes de 600 à 800 metros. É uma zona semi-montanhosa, com alta amplitude térmica, o que significa baixas temperaturas no inverno, com possível incidência de neve nos picos mais altos e, no verão, altas temperaturas durante o dia e de baixas temperaturas à noite. Para os vinhedos, quanto maior a amplitude térmica, maior a coloração das uvas e, portanto, uma concentração maior nos vinhos. Além disso, a fertilidade do solo, rico em macro e micro-nutrientes resulta nos vinhos boa estrutura, aroma e acidez. Ressalta-se que todas as vinícolas da Região dos Altos Montes são relativamente novas, mas que, concentram um alto padrão tecnológico para vinificação.

O principal foco da Associação hoje, é promover a área geográfica delimitada para a produção de vinhos finos, visando a certificação de origem dos produtos elaborados.

 A Indicação de Procedência é um atestado de qualidade fundamental para facilitar a venda do produto tanto internamente, quanto na exportação, principalmente para a Europa.

A Região dos Altos Montes oferece cultura, conhecimento e lazer para os turistas que desejarem conhecer Flores da Cunha e Nova Pádua. A originalidade encontrada nas vinícolas resgata a história da colonização italiana, a tradição dos antepassados e a qualidade da gastronomia e dos vinhos.


 



PASSO DO VINHO

https://www.passodovinho.com

O Passo do Vinho é um novo destino de enogastronomia e cultural, criado com o objetivo de consolidar uma grande região turística formada pelos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nessa proposta, o visitante faz um passeio pelo mundo dos vinhos, da mesa farta, da história e da hospitalidade característica da Serra Gaúcha. O roteiro é composto por vinícolas, restaurantes, pousadas e museus das quatro cidades, reconhecidas pelo empreendedorismo e pela vocação turístico-gastronômica. No Passo do Vinho, o turista vive uma intensa experiência pelos sabores, pelas belas paisagens e pelas sensações proporcionadas por uma região lembrada pela beleza dos parreirais e pelo vinho de sabor inigualável.


BANDA SANTA CECÍLIA

http://banda-santa-cecilia.blogspot.com/

Por volta de 1910, um grupo formado por imigrantes italianos reuniu-se com o objetivo de fundar uma banda de música, por acreditarem que em meio a tantas dificuldades faltava um pouco de alegria.

O sonho foi concretizado no dia 20 de abril de 1913. Em frente à Igreja Matriz do então distrito de Caxias do Sul, hoje Nova Pádua, sob a regência do maestro Alvize Parize, a Banda Santa Cecília fez a sua primeira apresentação e emocionou a todos os presentes com canções italianas.

Desde a morte do maestro Parize, assumiram a regência da Banda Santa Cecília os maestros: Francisco Boscatto, Luiz Gelain, João Gobbi, Felix Slaviero, Pedro Mandelli, Elírio Toldo e Lino Pecatti, que continua até hoje.

A Banda relembra a velha Itália através de sua música, único resquício de lembrança que os imigrantes tinham do país de origem. A Santa Cecília sempre se destacou no papel de levar a cultura, diversão e lazer aos imigrantes que chegaram à região por volta de 1875.

Em abril de 2013, a Banda Santa Cecília completou seu centenário de fundação, destacando-se como a mais antiga do estado do Rio Grande do Sul em atividade ininterrupta. É uma das entidades culturais mais antigas deste Estado, e que vem enaltecendo a cultura vêneta e a história da imigração, que foi a base da construção da riqueza e desenvolvimento de nossa região.

A Banda Santa Cecília, ainda que formada por agricultores, jamais deixou de abrilhantar as festas, os acontecimentos cívicos e outros compromissos festivos, não só em Nova Pádua, mas também em toda região. Hoje, a Banda conta com mais de 20 membros e é motivo de orgulho para o Pequeno Paraíso Italiano.


AVENP - ASSOCIAÇÃO VÊNETA DE NOVA PÁDUA

A Associação Vêneta de Nova Pádua foi criada para manter a cultura, história e arte dos nossos avós e bisavós que vieram do vêneto. A entidade realiza atividades com o objetivo de resgatar os costumes venetos do povo paduense.

 

 

 

 


CORAL SANTA CECÍLIA

O Coral Santa Cecília foi fundado em 1990 e teve como idealizador o Padre Antônio Galiotto (in memoria) e seu primeiro presidente Onorino Alessi. Desde sua fundação até hoje, tem como maestro, Nestor Peccati. A primeira apresentação foi realizada por ocasião da Festa de Nossa Senhora da Saúde, em 1990, na Igreja Matriz.

O Coral iniciou com o objetivo de manter as tradições italianas e culturais, além de manter a fé e a expressão pelo canto religioso. Sempre que possível o Coral apresenta-se juntamente com a Banda Santa Cecília, dando uma qualidade maior ao canto, celebrações litúrgicas e festas coloniais.

A entidade expressa contentamento e alegria popular antes e após os almoços típicos italianos, no dia em que se celebram os padroeiros das Comunidades. Nova Pádua sempre teve forte identidade com a música, motivo esse, pelo qual o Coral continua mantendo vivos os costumes dos antepassados.

Atualmente conta com 25 integrantes e vozes mistas, que alegram as festividades paduenses.


ARTE PÁDUA - ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE NOVA PÁDUA

 

A  Arte Pádua começa sua história no ano de 2005, quando a Instituição EMATER/ASCAR realizou uma pesquisa na comunidade com o intuito de convidar pessoas que tivessem afinidade com o artesanato a participarem de uma associação.

Em meados de março de 2007 foi fundada a Casa do Artesanato, no Complexo Belvedere Sonda, onde hoje fazem parte do mesmo, em torno de 24 integrantes.

Hoje o espaço funciona com a participação da comunidade que confecciona diversas variedades de artesanato, preservando a cultura local e incentivando novas pessoas a resgatarem os costumes dos antepassados paduenses. Destaque para os trabalhos feitos em vime, como as cestas utilizadas na colheita da uva, dressa, crochê, entre outros.

O local recepciona turistas e visitantes, onde é possível adquirir suvenires e um pouco da história do Pequeno Paraiso Italiano.

Conteúdo Rodapé